Intercâmbios institucionais

1) Intercâmbios realizados atualmente

O PPGEco desempenha uma parceria, em caráter permanente, com o Instituto de Pesquisa Jones da Silva Neves (IJSN), que visa promover a produção intelectual conjunta entre os membros das duas instituições. Além disso, essa parceria possibilita a participação dos pesquisadores do IJSN nos Seminários de Pesquisa realizados no PPGEco, garantindo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo IJSN e contribui também para a realização do Encontro de Economia do Espírito Santo, que irá para a terceira edição em 2012.

2) Projetos de Intercâmbio Institucional

2.1) Projeto Water and energy for favelas

A participação do prof. Alain Herscovici no Projeto Water and energy for favelas - incubator for young people business as social innovation by the preparation and implementation of models for water and electricity supporting in favelas of Rio de Janeiro based on local natural sources, que será desenvolvido a partir de 2012, pela UFES permitirá o intercâmbio institucional com as seguintes universidades e instituições: Ekonomická Univerzita V Bratislave, Žilinská Univerzita V Žiline, Univerzity of Economics, Univerzity of Pardubice, University of Granada, Pontifícia Universidade Católica e CAL Consultoria Ambiental LTDA.

Além disto, trabalha-se com a perspectiva e a estratégia de atrair professores visitantes brasileiros e estrangeiros nos próximos anos, a fim de desenvolver novas linhas de pesquisa.

2.2) Programa Top China Santander Universidades e Convênio com a Universidade Técnica de Kazan

Estamos atualmente trabalhando sobre dois projetos de cooperação com instituições científicas internacionais: o primeiro se relaciona com a Universidade Técnica de Kazan, da Rússia, o segundo com o programa Top China Santander Universidades, na China. A Cooperação científica e acadêmica entre a UFES e a Universidade Técnica de Kazan foi motivada pelo desejo conjunto de fortalecer a cooperação entre os dois países, Brasil e Rússia, de desenvolver cooperação em suas respectivas áreas de conhecimento e definir as regras gerais desta cooperação. Do mesmo modo a cooperação entre a UFES e o Banco Santander S/A para a viabilização do programa Top China Santander Universidades foi motivada pelo aprimoramento do ensino e pela oportunidade de propiciar ao alunos e professores a possiblidade de estabelecer e desenvolver relações com renomadas instituições de ensino em renomadas Universidades chinesas, através da participação em programas que tenham um escopo o intercâmbio de estudantes e professores.

Por outro lado, conforme ressalta a participação dos diferentes professores em eventos e em publicações internacionais, estamos estreitando as relações de cooperação e de intercâmbio em nível internacional.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910