Perguntas frequentes

Quais os tipos de Pós-graduação oferecidos?
O curso de Pós-Graduação é pago?
O curso de Mestrado exige dedicação em tempo integral?
Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?
Tem bolsa de estudos? Quantas?
Há cursos com atividade apenas em finais de semana ou férias?
Como é o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado?
Quais são os documentos exigidos para matrícula de novos alunos?
Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?
Como posso saber mais sobre pós-graduação em geral?

Quais os tipos de Pós-graduação oferecidos?
O Programa de Pós-graduação em Economia da UFES atualmente oferece o Curso de Mestrado em Economia.

O curso de pós-graduação é pago ou gratuito?
O curso de Mestrado em Economia é gratuito. A única taxa cobrada se refere à inscrição para o exame realizado pela ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia), que se constitui na primeira etapa do processo seletivo. Maiores informações sobre o teste ANPEC podem ser encontradas em www.anpec.org.br

O curso de Mestrado exige dedicação em tempo integral?
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades de pesquisa, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções dos fomentos que concedem as bolsas.

Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?
Normalmente entre 08 e 18 horas, excepcionalmente são ofertadas disciplinas em horário noturno. Os horários dependem de vários fatores que ocorrem ao longo do curso: disponibilidade dos professores, demanda dos alunos, disponibilidade de espaço físico etc., o que permite somente o planejamento semestral do quadro de horários.

Tem bolsa de estudos? Quantas?
Em geral os Programas de Pós-Graduação da UFES dispõem de bolsas oriundas da CAPES, do CNPq e da FAPES (agência pública de fomento à pesquisa no ES). Uma parte dessas bolsas provém de cotas destinadas ao Programa pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFES e a outra origina-se de projetos específicos. A quantidade e disponibilidade para oferta das bolsas pode variar de acordo com o orçamento anual e pela celebração/execução de projetos/convênios. O critério regimental para a distribuição das bolsas à disposição do PPGEco toma como base a classificação do ingressante no processo seletivo. Quanto melhor a sua classificação, mais chances você terá de conseguir uma bolsa.

Oferece curso no fim de semana?
Os cursos de pós-graduação da UFES são oferecidos dentro do calendário acadêmico anual da instituição. As aulas e outras atividades são distribuídas ao longo de todo o ano possibilitando ao aluno uma convivência com um grupo de pesquisa onde o mesmo desenvolverá sua dissertação ou tese. Este modelo, que é o recomendado pela Capes, é incompatível com cursos feitos de forma concentrada em período de férias ou em finais de semana. Isso se aplica também ao curso de Mestrado em Economia.

Como é o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado?
O ingresso é anual e o processo seletivo é realizado no segundo semestre de cada ano, para ingresso em março do ano seguinte. Os dados sobre os requisitos, data de inscrição, provas, vagas, etc. são divulgados através de editais publicados em meios eletrônicos, normalmente entre os meses de junho e julho. Os interessados devem buscar essas informações diretamente no site do programa e isso deve ser feito com boa antecedência pois a seleção é feita por etapas. O PPGEco utiliza o resultado do Exame ANPEC como parte de seu processo seletivo.

Quais são os documentos exigidos para matrícula de novos alunos?
a) Cópia frente e verso do Diploma de Graduação. Alunos novos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da matrícula poderão se matricular desde que apresentem declaração da IES indicando a data de conclusão e da colação de grau do curso de graduação plena e que apresentem o diploma original em até 60 dias do início do curso.
b) Cópia do histórico escolar completo da graduação plena;
c) Cópias do CPF e RG;
d) Cópia do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
e) Foto 3x4 de data recente;
f) Formulário de pré-matrícula preenchido e assinado, com a indicação das disciplinas que cursará no 1º semestre (disponível no site).
*Os documentos originais listados acima devem ser apresentados no ato da matrícula.

Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?
Você não precisa procurar um professor orientador antecipadamente. A indicação do orientador é feita pela coordenação acadêmica do curso, de acordo com a linha de pesquisa do projeto de dissertação do aluno, após o seu ingresso.

Como posso saber mais sobre pós-graduação em geral?
O Brasil dispõe de uma agência (CAPES) responsável pela gestão acadêmica da pós-graduação no país. No sítio da CAPES (www.capes.gov.br) muitas informações estão disponíveis. Interessante também consultar a Plataforma Sucupira da CAPES para conhecer os indicadores dos programas de pós-graduação. Para saber mais sobre um curso específico da UFES, recomenda-se inicialmente acessar o sítio do Programa que oferece este curso.
Navegando pelo site www.economia.ufes.br você poderá conhecer o funcionamento do curso de Mestrado em Economia da UFES. Se surgirem dúvidas que não estão no site, basta enviar um e-mail para o endereço pos.economia [at] ufes.br ou entrar em contato pelo telefone (27) 4009 2615.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910