Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Esforços importantes tem sido envidados para desenvolver o impacto regional do programa, a partir dos seguintes elementos: parte dos seminários organizados pelo programa se relaciona diretamente com as problemáticas econômicas do Estado do Espírito Santo, notadamente o Projeto "Encontro de Economia do Espírito Santo". A este respeito, houve uma aproximação com as instituições regionais, como o GERES (Grupo Executivo para Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo), o Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo), a FAPES(Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo) e o CORECON (Conselho Regional de Economia do Espírito Santo). O estreitamento das relações com o Instituto Jones Santo Neves, com a participação em seminários, vai no mesmo sentido.

Adicionalmente, o Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Espírito Santo - CEPEDES vem desempenhando um papel fundamental no aprofundamento dos estudos relacionados com a economia do Espírito Santo, permitindo a abertura de novas frentes de pesquisa que se relacionam às especificidades da economia local.

O Observatório do Desenvolvimento Capixaba - ODC, convênio feito em parceria com o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), com o IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves e com o PPGEA (Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental/UFES) imprime o dinamismo em pesquisas e ações voltadas para a economia local, além de capacitação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Espírito Santo.

Os Seminários de Pesquisa promovidos pelo PPGEco oferecem a oportunidade de intercâmbio com as instituições capixabas, através da participação de convidados oriundos de outros setores da Economia, de faculdades particulares, de instituições de pesquisa e de outros órgãos públicos.

Nucleação:

O PPGEco-UFES tem contribuído para a formação de quadros de pesquisa em outras instituições menores, em particular no Instituto de Pesquisa Jones dos Santos Neves (IJSN), o qual possui em seu corpo de pesquisadores alguns egressos do nosso curso.

Visibilidade:

A partir de 2013, o PPGEco optou pela transparência pública, implementando o novo site e ferramentas online. As atualizações frequentes buscam oferecer aos visitantes informações sobre os diversos aspectos do programa. O site também disponibiliza informações sobre defesas de dissertação concluídas, informações sobre seminários e eventos, dentre outras de interesse público.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910