O Financiamento do Mercado Cinematográfico: uma Comparação Entre Brasil, Estados Unidos e França
Nome: DANIELA ZYLBERKAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/07/2017
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ALAIN PIERRE CLAUDE HENRI HERSCOVICI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALAIN PIERRE CLAUDE HENRI HERSCOVICI | Orientador |
CÉSAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO | Examinador Externo |
ROBSON ANTONIO GRASSI | Examinador Interno |
Resumo: O tema central desta dissertação é uma comparação entre os atuais mecanismos de financiamento da produção cinematográfica no Brasil, Estados Unidos e França. Para tal, discute-se os arranjos do campo cultural, como o valor dos bens simbólicos são determinados, a presença de custos crescentes na produção cinematográfica, o mercado atual da cinematografia em cada país e seus mecanismos de produção. A pesquisa é baseada em uma abordagem teórico-empírica, à luz de alguns autores-chave que discutem esses temas, como André Orléan, Pierre Bourdieu, William Baumol e Alain Herscovici. A análise e os indicadores selecionados mostram a não contribuição da estrutura de financiamento brasileira para o desenvolvimento da produção nacional em comparação aos Estados Unidos e à França. Isso ocorre devido à falta de alguns componentes cruciais para estimular a produção. Estes são principalmente a regulação intermediática e da cadeia cinematográfica, considerando as relações entre produção, distribuição e exibição.