Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação

Em 2018, através da Portaria nº 148/2018,  a CAPES iniciou a implantação da sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação do Brasil.

A autoavaliação é uma importante ferramenta para a pós-graduação, pois além de permitir a autorreflexão para o planejamento e a melhoria da qualidade dos cursos, será um quesito com peso importante na avaliação quadrienal realizada pela CAPES.

Segundo o GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação – CAPES,

(...) a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. A comunidade tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais (...)

Para o PPGEco-UFES, a autoavaliação tem o objetivo de dotar o programa de mecanismos de autoajuste, sempre que estes se mostrarem necessários. Trata-se de um instrumento necessário à tomada de decisão e é imprescindível para a manutenção ou a correção de rumos, na busca por padrões de excelência dos cursos de Mestrado e Doutorado em Economia.

Assim como a Capes, o PPGEco acredita que a autoavaliação vai propiciar o aumento da qualidade do programa de pós-graduação, oportunizando, por consequência, uma melhor formação dos seus discentes.

Nesse sentido, o Colegiado do Programa aprovou a Resolução nº 02/2019, que institui o  Regulamento da Autoavaliação Periódica e o Plano de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo, que podem ser acessados no anexo.

 

Planejamento Estratégico

Alinhado com as diretrizes da Capes para a pós-graduação no país e com o planejamento institucional conduzido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFES, o Programa de Pós-graduação em Economia vem atuando em direção à eficiência de seu trabalho, buscando sempre entender como o conhecimento produzido por seus docentes, discentes e egressos estão impactando a sociedade.

Para potencializar seus esforços e programar seu futuro, pensar e planejar estrategicamente é essencial para a o PPGEco/UFES. Por isso, em consonância com sua missão, visão e valores, descritos abaixo, o planejamento  estratégico do PPGEco vem sendo construído para direcionar e monitorar constantemente seus resultados, ao mesmo tempo que poderá maximizar os aspectos positivos e corrigir os negativos a serem apontados pela autoavaliação.

Missão: Produzir pesquisa teórica e aplicada de qualidade na área de Ciências Econômicas, e com impactos nítidos na realidade, juntamente com a formação de mestres e doutores capacitados para o mercado de trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade.

Visão: Ser reconhecido de forma ampla como instituição de excelência em pesquisa econômica, inclusive a voltada para a solução dos problemas da sociedade, e também como formador de recursos humanos de qualidade.

Valores:

- Excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- Responsabilidade social, interlocução e parceria com a sociedade.

- Transformação da sociedade.

- Inserção produtiva e sustentável dos egressos no mercado de trabalho.

- Pluralismo de visões teóricas.

- Sustentabilidade, responsabilidade e transparência.

Desde 1994 o PPGEco/UFES vem sendo respeitado pelos mais diferentes segmentos da sociedade como uma instituição que colabora efetivamente para o seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre o planejamento estratégico geral da pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo em http://www.prppg.ufes.br/autoavaliacao-e-planejamento-estrategico

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910