Informações Gerais
Breve Histórico
O Curso de Ciências Econômicas da UFES tem suas origens na Faculdade de Ciências Econômicas, criada pelo governo do Estado do Espírito Santo pela lei nº 1.239, de 01 de março de 1957. A autorização para o seu funcionamento foi dada pelo Decreto Federal nº 43.795/58. Ao ser criada a Universidade Federal do Espírito Santo, em 1961, a Faculdade de Ciências Econômicas passou a fazer parte de sua estrutura organizacional, juntamente com a Faculdade de Direito, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras, Politécnica, Belas Artes, Medicina e Educação Física. O curso de Ciências Econômicas foi reconhecido pela Lei Federal nº 3.868, de 30 de janeiro de 1961, ocasião em que a Universidade Federal do Espírito Santo foi integrada ao Ministério de Educação e Cultura.
Desde aquela ocasião, o Curso de Ciências Econômicas experimentou uma série de transformações em sua estrutura curricular, destacando-se as de 1976 e 1982. Em 1984, o Conselho Federal de Educação aprovou a Resolução 11/84, que estabeleceu um currículo mínimo para a formação do economista. Este originou um novo currículo pleno no curso da UFES, que foi aprovado em janeiro de 1986. Durante a vigência da Resolução 11/84, o currículo do curso sofreu ainda uma modificação em janeiro de 1996 e outra em dezembro de 1999, o chamado currículo 2000. Com a Resolução nº 07, de 29 de março de 2006, um novo currículo mínimo foi aprovado, o que originou o atual currículo pleno do Curso de Ciências Econômicas da UFES, o currículo 2008.
Departamento de Economia
Segundo o novo Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo:
Art. 60. O Departamento compreenderá disciplinas afins e congregará docentes para objetivos comuns ao ensino, pesquisa e extensão.
§ 1º Compete ao Departamento, na organização de seus programas, distribuir o trabalho de ensino, pesquisa e extensão de forma a harmonizar os seus interesses e as preocupações científico-culturais dominantes de seu pessoal docente (...).
§ 3º O corpo discente far-se-á representar nas reuniões dos Departamentos na forma prevista em lei, sendo o mandato desses representantes de 1 (um) ano, permitida a recondução.
Em suma, o Departamento é a instância na qual são tomadas as decisões administrativas referentes à oferta de disciplinas; à pesquisa acadêmica; às atividades administrativas internas da Universidade; bem como à alocação dos professores em cada uma dessas atividades. Todo departamento tem uma Câmara Departamental, composta por seus professores e por representantes estudantins, que têm direito a voz e voto.
Colegiado de Curso
Atribuições: emite as declarações e certidões de interesse dos alunos; elabora a oferta de disciplinas por semestre letivo, com turmas e horários; inscreve os alunos no Enade; faz o reajuste de matrícula de acordo com a resolução nº 58/08; ocupa-se dos planos de estudos dos alunos em risco de desligamento; orienta os alunos na parte acadêmica; avalia os pedidos de dispensa de disciplinas; recebe sugestões e propõe alterações no currículo; representa o Curso de Ciências Econômicas; coordena e/ou preside a solenidade de formatura (colação de grau).
Ultima atualização: 21 de julho de 2022