Grupos de Pesquisa
Centro de Estudos Computacionais em Equilíbrio Geral (CECEG)
O CECEG desenvolve e aplica modelos econômicos computacionais ao estudo de temas relacionados à Ciência Regional e à Microeconomia. São utilizados os Modelos de Insumo-Produto (MIP) e os de Equilíbrio Geral Computável (EGC).
Objetivos/Linhas de pesquisa:
Economia Regional e Urbana; Equilíbrio Geral Computável; Microeconomia Aplicada e Teoria; Modelos de Insumo-Produto (MIP)
Nº de integrantes
Professores/pesquisadores: 9
Alunos: 3
Coordenação: Prof. Dr. Celso Bissoli Sessa
Contato: celso.sessa [at] ufes.br; celso.bissoli [at] gmail.com
Grupo de Estudos Mercado de Trabalho do Espírito Santo (GEMTES)
Inserido tardiamente na economia nacional, o Espírito Santo é marcado por um padrão de desenvolvimento da cafeicultura ancorado na produção familiar, processo que influenciou o tipo de urbanização e a evolução do mercado de trabalho. É esse processo que esta pesquisa busca investigar com o objetivo de compreender a formação do mercado de trabalho do estado e, assim, discutir os desafios contemporâneos do mercado de trabalho capixaba à luz de suas condicionalidades estruturais. O que se pretende investigar é como se formou e desenvolveu o mercado de trabalho no estado.
Objetivos/Linha de pesquisa: Da escravidão ao trabalho livre: o negro no mercado de trabalho capixaba; Formação e desenvolvimento socioeconômico da região sul do Espírito Santo; O negro e o imigrante europeu na visão da elite capixaba na virada para o século XX; Os desafios contemporâneos do mercado de trabalho no ES.
Nº de integrantes:
professores/pesquisadores: 3
alunos: 2
Coordenação: Prof. Dra. Ana Paula Colombi (Departamento de Economia/UFES)
Contato: anafcolombi [at] gmail.com
Grupo de Estudos em Pensamento Econômico e Teoria Social (GEPETS)
O Grupo de Estudos em Pensamento Econômico e Teoria Social (GEPETS) propõe a investigação da sociedade capitalista contemporânea por meio da interseção entre as teorias sociais críticas dessa sociedade e o pensamento econômico. Assim, o grupo estabelece como campo de pesquisa o estudo das questões econômicas para além da demarcação proposta pela ciência econômica tradicional, ao figurar os impasses da reprodução material contemporânea como processos sociais mais amplos que são dirigidos por certa dinâmica que impõe uma nova forma de heteronomia.
Nº de integrantes:
professores/pesquisadores: 2
alunos: 8
Coordenação: Prof. Dr. Henrique Pereira Braga
Contato: henrique.p.braga [at] ufes.br
Grupo de Estudos em Políticas Públicas (GEPP)
O Grupo de Estudos em Políticas Públicas (GEPP) surgiu em 2018 a partir da iniciativa de alunos interessados em conhecer e se aprofundar sobre o tema “avaliação de impacto de políticas públicas”. Atualmente, o grupo conta com a participação fixa de doze alunos, coordenados pelas professoras Ana Carolina Giuberti, Mariana Fialho e pelo professor Renato Seixas.
O estudo em Políticas Públicas tem ganhado grande atenção no âmbito internacional, tendo em vista o grande desafio de melhorar a qualidade e a eficiência das diferentes políticas públicas nos vários níveis de governo: nacional, regional e local. No Brasil, o tema se fortaleceu no setor público nos últimos anos, tanto no governo federal com a instituição do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais, em 2016, quanto no Espírito Santo com a instituição do Sistema de Monitoramento e de Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP), pela Lei estadual n.º 10.744, de 05 de outubro de 2017. Fora da administração pública, outras instituições privadas (fundações, consultorias, etc.) também se dedicam a avaliação do impacto de diferentes políticas. Dessa forma, busca-se formar pessoas aptas a consumir e desenvolver estudos nessa área, tanto na academia quanto nas esferas pública e privada.
Metodologia:
A metodologia de trabalho do grupo consiste na leitura e apresentação de trabalhos relacionados à avaliação de políticas públicas em reuniões periódicas ao longo do semestre. Eventualmente, o grupo também organiza palestras abertas com convidados externos. Os resultados dos trabalhos podem ser acompanhados pelas redes sociais do grupo. No início de cada semestre, o grupo abre processo seletivo para novos participantes interessados e o número de vagas é limitado.
Nº de integrantes:
professores/pesquisadores: 3
alunos: 12
Mídias sociais:
instagram.com/gepp_ufes/ ; twitter.com/gepp_ufes/ ; facebook.com/geppufes
Grupo de Pesquisa em Econometria (GPE)
O objetivo do grupo é produzir pesquisas/trabalhos científicos nas diversas áreas de economia, fazendo o uso de modelos matemáticos, estatísticos e econométricos. De outra forma, a ideia é aplicar métodos matemáticos, estatísticos e econométricos, já existentes ou desenvolvidos pelo grupo, à temas de interesse na área de economia, visando fortalecer a interação entre a produção científica acadêmica, o setor público, o setor privado e a sociedade em geral.
Nº de integrantes
Professores/pesquisadores: 6
Alunos: 11 (7 de graduação e 4 de pós graduação)
Coordenação: Prof. Dr. Edson Zambon Monte (Departamento de Economia/UFES)
Contato: edsonzambon [at] yahoo.com.br ; edson.monte [at] ufes.br
Site/Mídias sociais: http://gpe.ufes.br/ ; https://www.instagram.com/gpe.ufes/
Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba - GPIDECA
O Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba - GPIDECA é um grupo de pesquisa interdisciplinar que desenvolve estudos nas áreas da economia do conhecimento, inovação, sistemas locais de inovação, arranjos produtivos locais e desenho de políticas industriais e tecnológicas, voltadas para o desenvolvimento regional. Sua atuação tem se voltado majoritariamente para entender o processo de desenvolvimento do Espírito Santo, notadamente em aspectos de enraizamento de capacitações inovativas no Estado. As análises decorrentes desses estudos, assim como a proposta de políticas de desenvolvimento delas decorrentes, têm sido apresentadas em seminários/conferências no Brasil e no Exterior. O GPIDECA é associado à Rede de Pesquisas em Sistemas e Arranjos Produtivos Locais (REDESIST), no IE/UFRJ, formada em 1997 e que conta com a participação de pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa no Brasil, além de manter parcerias com outras instituições de toda a Améica Latina, Europa, África e Ásia.
Para mais informações, acesse: http://economiacapixaba.weebly.com/