Solidariedade, nucleação e visibilidade
Solidariedade:
Esforços importantes tem sido envidados para desenvolver o impacto regional do programa, a partir dos seguintes elementos: parte dos seminários organizados pelo programa se relaciona diretamente com as problemáticas econômicas do Estado do Espírito Santo, notadamente o Projeto \\\\\\\\"Encontro de Economia do Espírito Santo\\\\\\\\". A este respeito, houve uma aproximação com as instituições regionais, como o GERES (Grupo Executivo para Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo), o Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo), a FAPES (Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo) e o CORECON (Conselho Regional de Economia do Espírito Santo). O estreitamento das relações com o Instituto Jones Santo Neves, com a participação em seminários, caminha no mesmo sentido.
Adicionalmente, o Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Espírito Santo - CEPEDES vem desempenhando um papel fundamental no aprofundamento dos estudos relacionados com a economia do Espírito Santo, permitindo a abertura de novas frentes de pesquisa que se relacionam às especificidades da economia local.
O Observatório do Desenvolvimento Capixaba - ODC, convênio feito em parceria com o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), com o IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves e com o PPGEA (Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental/UFES) imprime o dinamismo em pesquisas e ações voltadas para a economia local, além de capacitação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Espírito Santo.
Os Seminários de Pesquisa promovidos pelo PPGEco oferecem a oportunidade de intercâmbio com as instituições capixabas, através da participação de convidados oriundos de outros setores da Economia, de faculdades particulares, de instituições de pesquisa e de outros órgãos públicos.
Nucleação:
O PPGEco/UFES tem contribuído fortemente para a formação de quadros de pesquisa em outras instituições.
Particularmente no Estado do Espírito Santo, o programa tem nucleação com o Instituto de Pesquisa Jones dos Santos Neves (IJSN), que apresenta em seu corpo de pesquisadores alguns egressos do programa.
O programa também possui docentes que participam do \\"Núcleo de Análise Técnica\\", do Centro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, uma parceria da Universidade Federal do Espirito Santo com o IJSN.
Docentes do PPGEco também participam de grupos de pesquisa interinstitucionais tanto no Brasil quanto no exterior. A docente Mariana Fialho Ferreira é membro do Núcleo de Microeconometria e Análise de dados (MAD-UFPel), sediado no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Pelotas. O Professor Rogério Arthmar é membro do The History and Philosophy of the Social Sciences (HaPSS) Network, cluster de pesquisa sediado na Univertsity of western Australia - UWA.
O docente Valderio Reisen é membro efetivo de pesquisa do Laboratoire Signaux et Systèmes, CentraleSupeléc, França. Atua em vários grupos de pesquisas no país e no exterior, em colaboração com outras instituições como a UFMG, UFPE, University of Manchester, Inglaterra, AGROPARISTECH, SUPÈLEC-Paris, Universidad del País Vasco (Espanha), University of Waterloo, Canadá, PUC-Santiago, Universidade do Porto-Portugal e University od Debrecen, Hungria.
O curso de Doutorado do PPGEco (iniciado em 2019) conta com discentes de instituições como o BANDES, o IJSN e o IFES, o que reforça o potencial de nucleação do PPGEco/UFES.