Democracia versus internet: o mercado de mídias sociais no capitalismo contemporâneo

Nome: BRUNA MEDEIROS GOUVÊA

Data de publicação: 16/02/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALAIN PIERRE CLAUDE HENRI HERSCOVICI Presidente
CÉSAR RICARDO SIQUEIRA BOLAÑO Examinador Externo
ROBSON ANTONIO GRASSI Examinador Interno

Resumo: A mercantilização da internet a partir da crise das empresas pontocom no início do século XXI provocou uma revolução na forma de atuação das mídias sociais. A venda de dados tornou-se o epicentro da lucratividade das empresas que atuam nessa esfera. Esses dados e a manipulação de algoritmos passaram a alterar a percepção de realidade de cada indivíduo, posto que cada um dos usuários recebe as informações existentes na rede de forma diferente de seus companheiros, criando as chamadas "bolhas informativas". Esse mercado de mídias sociais, envolvendo-se com a política, começa a ameaçar a autonomia da esfera pública e também abalar as estruturas democráticas existentes. O presente trabalho buscou compreender essa complexa relação entre democracia e internet.

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