Probabilidade de Inserção no Mercado de Trabalho Informal - Análise da Região Metropolitana da Grande Vitória sob a Ótica da Escolaridade
Nome: ANTONIO RICARDO FREISLEBEM DA ROCHA
Data de publicação: 22/02/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
DANIEL RICARDO DE CASTRO CERQUEIRA | Examinador Externo |
EDSON ZAMBON MONTE | Examinador Interno |
PABLO SILVA LIRA | Examinador Externo |
RICARDO RAMALHETE MOREIRA | Presidente |
ROBSON ANTONIO GRASSI | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa analisou a influência dos anos de estudo e da conclusão dos ciclos escolares na probabilidade de participação e na inserção informal no mercado de trabalho da Região Metropolitana da Grande Vitória/Espírito Santo, entre 2012 e 2019. Para corrigir o viés de seleção foi utilizado o procedimento de Heckman e para mitigar a endogeneidade da variável educação, causada pela escolha educacional e a habilidade dos indivíduos foi utilizada a variável Estrato. Também foi utilizada a técnica de Bootstrap para verificar a robustez dos resultados nos diferentes modelos. Os resultados indicaram que o aumento da probabilidade de participação no mercado de trabalho, com a conclusão dos ciclos educacionais da educação básica e a maior probabilidade de participação no setor formal, com a conclusão da educação básica e do ensino superior, são fatores que tendem a aumentar a massa de rendimentos do trabalho durante o ciclo de vida laboral dos indivíduos. Também se evidenciou a importância de algumas variáveis que foram utilizadas como controle, a exemplo da variável sindicato, que apresentou a maior magnitude dentre as variáveis utilizadas e que guarda extrema relação com a região analisada. Por fim, os resultados sinalizam que a informalidade do mercado de trabalho funcionou como um colchão amortecedor após o ano de 2016, uma vez que o desempenho desfavorável da economia após esse ano aumentou as chances de os indivíduos participarem do mercado de trabalho como informais. Outro destaque foi a inflação de diplomas, decorrente de uma maior oferta sem um correspondente aumento na qualidade da educação ou no alinhamento com as demandas do mercado de trabalho, podendo resultar em uma saturação do mercado de trabalho com profissionais diplomados e trazer implicações importantes sobre a produtividade e o desenvolvimento da região.