Uma Análise Evolucionária Sobre o Processo de Destruição Criadora: a Transição da Indústria da Música para uma Economia de Redes da Música
Nome: ELVIRA CAROLINA SCAPIN MARTINS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2016
Orientador:
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Papel |
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EDNILSON SILVA FELIPE | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ALESSANDRO DE ORLANDO MAIA PINHEIRO | Suplente Externo |
ARLINDO VILLASCHI FILHO | Examinador Interno |
EDNILSON SILVA FELIPE | Orientador |
Resumo: Este trabalho faz uma análise evolucionária sobre a reestruturação que a indústria da música vem presenciando desde o ano 2000. Compreende-se que a indústria da música está passando por um processo de mudança e de ruptura econômica e institucional acarretado principalmente pelo surgimento e disseminação das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). As inovações digitais e virtuais provocaram uma tempestade de destruição criadora ao afetar o principal produto que movimentava essa indústria, no caso, o disco, que está sendo substituído por outras modalidades de consumo da música, como o download, o streaming e os shows. Essa revolução tecnológica gerou uma crise na indústria fonográfica, ao afetar suas instituições e um modelo de negócios que perdurava desde a década de 1950. Se as grandes gravadoras perderam seu poder sobre o processo de inovação
no seu mercado e viram suas receitas diminuírem, por outro lado, foi presenciado o surgimento de uma rede de serviços com novos atores econômicos e novos modelos de negócios ligados as novas tecnologias de informação e comunicação. Logo, observa-se que a indústria fonográfica está gradualmente sendo substituída por uma rede serviços da música. O objetivo desde trabalho é compreender a dinâmica desta transição sob a ótica evolucionária, de forma a entender a relação dos agentes desta indústria (gravadoras e músicos) com os novos intermediários da música gravada e refletir sobre as principais tendências da nova realidade do mercado da música gravada.